terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Lista de Maternidade - ufa, tanta coisa!




A minha data prevista para o parto (DPP como carinhosamente lhe chamam) foi alterada recentemente. Fiz a eco morfológia e ah e tal "o garoto está enorme" e a nova data passa a 28 de Abril. Começámos a 5 de Maio, passou para 2 e já vamos em Abril! Por mim tudo bem, eu quero que ele nasça só quando estiver prontíssimo, mas quero que ele venha logo :)

E é sobre isso que vou falar hoje, mala da maternidade. Eu que sabia basicamente nada sobre este tema...tenho vindo a informar-me, a ouvir um pouco aqui e ali e a basear-me nas diversas listas existentes! Como ainda nem sei ao certo onde nascerá o meu rebento, tenho duas listas semelhantes e vou guiar-me por lá.
Pretendo fazer a mala lá para Março, mas até lá, e porque me espera uma paragem forçada, tenho tentado comprar tudo aquilo que quero escolher o quanto antes. Isto é, a minha obstetra acha que eu já devia estar sossegadita de baixa, por isso, assim que ela em Dezembro me disse isso, toca de ir correr para o IKEA e comprar móveis, toca de stressar o papá com "temos que tratar já do varão dos cortinados"..."leva tudo para a garagem, é urgente"! e o rapaz, pensando que seria melhor respeitar estes desvarios de grávida, assim fez! 
Sinto-me mais tranquila por ter o mobiliário pesado todo compradinho...assim, não corro riscos de estar feita lontrinha na cama a dar instruções pelo telefone para que comprem o que eu queria. Tinha esse enorme desejo de escolher os móveis e algumas primeiras roupinhas, descansadinha, acompanhada do pai. Para mim, é assim que deve ser. Foi mais cedo que o previsto, mas foi :)

Mais coisa, menos coisa, as listas incluem:

Antes de ir para a maternidade: Maternity Hospital Checklist
Pense nas necessidades do seu bebé…

  • 5 conjuntos interiores (body + calcinha interior com pé)
  • 5 conjuntos exteriores ou babygrow
  • Meias e botinhas
  • 2/3 gorros
  • Dois casacos de lã 
  • Duas toalhas 
  • Cinco babetes
  • Cinco fraldas de pano
  • 2 mantinhas
  • Um pacote de fraldas
  • Um saco de higiene com sabonete, champô, creme, algodão, toalhitas, creme para o rabinho, e escova de cabelo
  • Uma cadeira de segurança auto Gr. 0 para quando sair
  • Os ficheiros médicos e a caderneta
  • As roupinhas para cada dia devem ser colocadas em saquinhos individuais e identificadas


Pense nas suas necessidades...• Três camisas de noite ou pijamas (com uma abertura fácil na frente para poder amamentar)
• Duas toalhas
• Cuecas descartáveis e pensos higiénicos muito absorventes
• Saco de higiene e secador
• Câmara, revistas, livros, agenda de contactos...
Se pensa amamentar...• Dois sutiãs de amamentação
• Duas conchas recolhe-leite e dois bicos de seio
• Almofadas de amamentação e compressas anestésicas
• Um creme para os seios para utilizar regularmente
De volta a casa:
Se está a amamentar:
Um tira-leite com os acessórios
Se alimenta o seu bebé com o biberão…
• Seis biberões com tetinas para recém-nascido
• Esterilizador eléctrico ou de micro-ondas
• Aquecedor de biberões
• Doseador de leite
• Escovilhão
• Escorredor de biberões
• Saco isotérmico para biberões
Para o dia-a-dia deve ter...• Intercomunicador
• Chupeta para recém-nascidos, se ele assim o desejar
• Banheira de bebé
• Termómetro de banho
• Produtos para o cuidado do bebé: loção de limpeza, soro fisiológico, compressas esterilizadas, fraldas, creme, algodão
• Termómetro
• Desobstrutor nasal
• Escova para o cabelo
Parece muita coisa, depois na realidade não é assim tanta, vai-se comprando nas calmas, muitas delas não são necessárias e outras quantas acabam por oferecer, ou emprestar. A lista para as coisinhas do bebé varia bastante de hospital para hospital e a lista é entregue a cada mamã. Vou levar menos coisas, até porque vamos estar em Abril, logo, estará menos frio. 
Ficam já com uma ideia do que se tem andado a comprar por aqui.

14 comentários:

  1. Ai tanta coisaaaaaaaaaaaaaaa! Pelo menos eu acho :D

    ResponderEliminar
  2. Vê lá se ele acabo por se atrasar e nasce a 29 de Abril, no meu dia :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sim fizeste bem em fazer isso tudo, assim vais preparando tudo com calma. Realmente há muita coisa que não vais precisar e outras que só na altura é que te das conta que precisas. Estás linda sabias???!! eheh adoro ver essa barrigona...
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  4. Fogo, realmente é mesmo muita coisa!
    Eu desejo-te tudo de bom, agora que já tens o quarto todo montado (e está muito giro) estas mais descansada e é isso que queremos, que descanses e não andes a fazer loucuras haha

    ResponderEliminar
  5. Ohhhhh... Eu também nasci a 28 de Abril =D Parabéns, a tua barriguinha está lindaaaaaaaaaaaaaa =D

    ResponderEliminar
  6. Lembras-te de umas bonequinhas que havia super fofinhas que era as barriguitas? És tu :):) liinda

    ResponderEliminar
  7. A mim parece-me tanta coisa :p
    Há mesmo tanta coisa para saber sobre bebes mas já vi que te tens mantido informada e organizada, que bom :)
    Felicidades e muitos beijinhos :)*

    ResponderEliminar
  8. Andreia,
    Ando a comprar as coisas aos poucos, mas estou à espera das aulas de preparação para o parto (começo na próxima 2ªf), para ter uma noção mais real do que realmente preciso e do que pedem no hospital para onde vou.
    O teu G. vai sair um tourinho lindo!...e se resolver nascer no dia 27.04 ficamos com 34 anos de diferença - esse é o "meu" dia :), mas não me importo nada em compartilhar.
    A minha DPP está a 21 de Abril e ainda não foi alterada. A ver vamos...

    Pergunta - qual foi a marca de cremes por que optaste para o bebé? ...ainda estou na dúvida!

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Vou guardar este posto bem guardadinho pq estou de 14 semanas e todas as dicas são preciosas. O teu baby ha de ser bem grande. A ler assim de repente parece mesmo muita coisa mas como disseste oferecem tb muitas por isso tb não stresso. Beijinhos e que corra tudo bem!!

    ResponderEliminar
  10. adorei toda esta informação, ando as voltas com a minha própria lista! nunca mais acaba.

    queria deixar aqui também uma dica que encontrei num site de uma parafarmácia. espero que gostem.

    http://www.pharmalisboa.pt/outros-servicos/lista-de-maternidade/

    bjs :)

    ResponderEliminar
  11. Que venha lá bem e saudável, que nós queremos ver!!! :)

    ResponderEliminar