segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

10º dia desafio abs - Lacticínios Magros

Bom dia :)!

Como foi o vosso fim-de-semana? O meu foi bastante bom...mas já vos conto tudo noutro post mais tarde.

Por agora fica o desafio! É a ultima semana, preparadas? Quem está ainda desse lado?

Vou deixar-vos o novo desafio, com base nos exercícios já aprendidos. O vídeo tem 30min, a meio surge a indicação que alcançaram os 15minutos. Quem quiser faz até ao fim mas o objectivo é 15 hoje e os restantes 15min amanhã.


Download aqui



Espero que gostem :)! Coloquem uma musiquinha para vos fazer companhia e bora lá!

8º alimento abs BF

Queijo, iogurte e leite magros




Superpowers: fortifica os ossos, acelera a perda de peso
Fights: Osteoporose, obesidade, pressão arterial elevada, cancro

Os lacticínios são ricos em: água, cálcio, proteínas de alta qualidade, vitamina A e D, fósforo, etc. Devem por isso ser consumidos. No entanto, para quem está em processo de emagrecimento ou para quem pratica desporto, por vezes, tornam-se em alimentos com um alto teor de gordura saturada.
Como sabemos, o queijo é um dos grandes inimigos da nossa barriguinha. Se forem como eu, adoram queijo e seria um massacre passar sem ele! Felizmente, temos alternativas magras, muito baixas em gordura, que nos permitem continuar a usufruir destes alimentos!
Vamos a algumas calorias:
LEITE:
Valores Calóricos por 100ml:
  • Leite Gordo: 70 kcal
  • Leite Meio-Gordo: 52 kcal
  • Leite Magro: 36 kcal
  • Leite de Soja: 46,5 kcal


QUEIJO:
  • Requeijão: 100 kcal
  • Queijo Fresco: 160 kcal
  • Queijo Fresco Magro: 35 kcal


Algumas marcas (1 fatia ou 20gr)
  • Brie: 73
  • Camembert: 69
  • Cream cheese: 64
  • Cream cheese light: 41
  • Ementhal: 56,5
  • Gouda: 84,6
  • Gruyère: 74,5
  • Mozzarella de búfala: 65

As melhores opções são o queijo cottage e a ricota, pois são feitos com leite desnatado, o que reduz consideravelmente a quantidade de gorduras e calorias. O cottage tem mais proteínas do que gordura sendo, por isso, muito utilizado por desportistas. Para quem tem intolerância à lactose ou é fã de soja, uma boa escolha é o tofu. Ele tem apenas 40 calorias para cada 50 gramas consumidas :)!

Existem, no entanto, os queijos vilões:

  • O queijo cheddar é a pior opção para quem quer perder peso, pois a % de gordura pode variar entre 48 a 70%. Cada fatia tem pelo menos 76 calorias.
  • Quem pensa que o cream cheese é amigo do emagrecimento está enganado. Rico em creme de leite, ele também esbanja gordura: mesmo nas versões light, a % de gordura pode chegar a 60%!
  • Outro vilão da dieta é o gorgonzola, que tem 78% de gordura, cada fatia de 20 gramas tem, em média, 96 calorias.
  • O provolone, conhecido pela casca dourada, também é inimigo da dieta. Ele deve ser consumido com moderação, já que cada fatia tem mais de 70 calorias.
  • O parmesão também deve ficar de fora do cardápio. Rico em gorduras e sal, ele é utilizado principalmente na versão ralada, em massas e outras receitas. No entanto, esse queijo contribui para o aumento do peso, já que cada 20 gramas contém 92 calorias.

Como sabem, eu opto muitas vezes por produtos vegetarianos. Não acredito que seja necessário beber leite na idade adulta e bebo apenas porque gosto do sabor e acho um alimento completo. Quanto a iogurtes, só gosto mesmo de soja porque o sabor dos outros é extremamente doce na versão light e a versão "normal" tem uma enorme quantidade de açúcar.
Já discuti várias vezes este assunto no blog...e sei que é controverso.
O importante a reter é que devemos optar pela versão magra, com um teor de gordura mais baixo, não apenas para perder peso, mas porque alimentos muito gordos prejudicam a nossa saúde!

Hoje vou incluir nas minhas compras o cottage :)!

Até logo,

13 comentários:

  1. Já há muitos anos que só bebo leite magro, apesar de há 3 meses para cá ter optado pelo leite de soja. De resto, também tenho optado pelos lights, mesmo nos iogurtes líquidos (os outros não sou apreciadora!).
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. querida não dá para comentar o teu blog! tens que tirar a verificação de palavras!
      beijo

      Eliminar
  2. eeehee..teve k ser, n tinha iogurte XD...

    Olha n sei se conheces o queijo magro das marinhas!tem entre 12 a 16% de gordura!! eheheh

    Boa semana =) *****

    ResponderEliminar
  3. ola :)
    nunca experimentei o queijo cottage, opto sempre pela vaca que ri light ou queijo fresco magro ahaha, mas será algo a experimentar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. afinal andei a ver receitas na net de queijo cottage e encontrei uma receita caseira do mesmo, e afinal ja comi haha

      Eliminar
  4. sou fã de lacticinos e opto sempre por magros :) só me tens dado boas noticias aqui. alimentos q gosto e q pelos vistos sao nossos amigos.

    beijinhos e excelente semana

    ResponderEliminar
  5. Olá :D

    Gosto muito de te ver assim, mais feliz e equilibrada e super empenhada no desafio ;)

    Por acaso não sou muito fã de leite magro porque gosto mesmo do sabor do leite, mas faço aqui só um aparte: é importante que as pessoas verifiquem se o leite magro que consomem é enriquecido com vitaminas A, D, E e K, que são vitaminas solúveis na gordura que normalmente existem em muito menor quantidade no leite magro. O leite de soja julgo que já é enriquecido, e sei que alguns leites magros também o são, mas nunca é demais ter cuidado ;)

    Em relação aos iogurtes confesso que sou por fases: às vezes como naturais, outras magros, outras normais... Depende muito, gosto de variar. Agora ando na onda de comprar umas embalagens grandes de iogurte magro biológico que parece grego, é delicioso ;)

    Em relação ao queijo, aí confesso que não tenho grande cuidado. Apesar disso é raríssimo comer queijo, porque não costumo pôr no pão por exemplo. Só mesmo na pizza ;)

    Mas lembro-me que a minha nutricionista me disse que em pessoas que não faziam dieta e que não tinham o colesterol alto os lacticínios meio gordos não tinham qualquer problema, e que basicamente é um bocadinho consoante o gosto de qualquer pessoa ;)

    É pá acho que me alonguei muito já :) Mas pronto, eu gosto muito de falar sobre isto, é um tema que me apaixona bastante :P

    Beijinhos e boa semana :D

    ResponderEliminar
  6. adoro adoro leite, iogurtes e queijo :)

    ResponderEliminar
  7. Então foi mesmo transmissão de pensamento, porque juro-te que pensei isso :P Aliás, já tenho pensado isso há imenso tempo ;) Gosto de te ver assim ;)

    Dias maus temos todos, ninguém anda sempre cheio de alto astral! Aliás, mesmo dentro do próprio dia às vezes temos oscilações estranhas: hoje comecei o dia a dançar ballet na cozinha com o Pedro a rir-se da minha parvoíce, e há meia hora já estávamos a discutir porque eu dizia que havia voos para a Índia por menos de 600 euros e ele dizia que era impossível! O que interessa é que no global te sintas bem, porque momentos maus temos todos, fraquezas temos todos e defeitos temos todos :P A mim pareces-me feliz e relaxada, e isso é que é importante ;)

    Beijinhos e toca a animar :D

    P.S. Há mesmo voos a menos de 600 euros para a Índia muahuahuah :D

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que nunca te cheguei a seguir! Quando tinhas o wordpress eu ainda não sabia que dava para seguir com o endereço (eu sei, é vergonhoso), e depois nunca achei necessário porque venho sempre cá quase todos os dias ver se actualizaste :P Raramente comento porque não domino nada as questões do exercício e tal, mas sigo-te na mesma ;) Mas vou seguir-te ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro queijoooo!!! Maaaas dos maus, dos péssimos, dos maléficamente calóricos! Sim, porque já deves ter percebido que eu não tenho nada contra a gordura em particular, mas quando se está a cortar calorias, acaba por ficar menos espaço para ela... Ç_Ç Os lacticínios ficam um bocadinho de fora na minha alimentação, se bem que agora estou a tentar introduzir iogurte grego e queijo fresco (por causa das características a nível nutricional), mas normalmente não me dou muito bem... Vamos ver como corre a semana...
    Em relação ao desafio, eu estou fora... Lixei um ombro no fim de semana e estou a tentar reduzir tudo ao máximo (nem treinei no Domingo, para fazer dois dias de descanso seguidos! =O)Amanhã é pernas, vamos la ver como é com o agachamento e o SLDL, mas se doer, terei de arranajr alternativas e deixar o ombro quieto mais um bocado :|
    Boa sorte e força às restantes desafiadas! :D

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  10. Óptima dica, adoro queijo e vou passar a comprar cottage :)
    Bj S

    ResponderEliminar