sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Texto longo Fujam! Consulta Nutricionista - Parte 2


Como vos disse, ontem fui à 2º (e espero que última ) consulta na Nutricionista. Há 1 mês e 1 semana atrás decidi marcar uma consulta com ela pelas razões que já vos expliquei aqui e estas eram as medidas:
  • Peso: 52.8kg (final do dia e vestida)
  • Peito: 85cm
  • Cintura acima do umbigo: 66cm
  • Cintura abaixo umbigo: 69cm
  • Anca (medido abaixo do rabo): 86cm

Como vos disse, ela ficou “preocupada” com a minha % de massa gorda por ser demasiado baixa…eu própria desconhecia os riscos de uma massa gorda baixa, até agora eu achava que quanto menos melhor…! Cada um tem os seus objectivos e eu respeito, mas o meu é ser saudável, cuidar do meu corpo, fazer exercício regularmente e sentir-me tonificada…mas tudo sem exageros! Não quero nada que me possa prejudicar, nem peso a mais, nem a menos…nem exercício a mais, nem a menos. Não quero mesmo tornar-me numa pessoa fundamentalista ou obcecada com a o meu corpo…confesso que isso estava a acontecer-me! Comecei a ficar “viciada” em ver o peso descer e isso estava completamente fora dos meus objectivos. Quando eu pesava 76kg e quis mesmo emagrecer, o meu objectivo foi sempre ser mais saudável, sentir-me melhor comigo própria. Tive mesmo muita sorte com a nutricionista que encontrei…ela é absolutamente incrível!

Ontem voltámos a conversar sobre a importância de saber o que é ter uma alimentação saudável…e isso implica comer um pouco de tudo. Ela é radicalmente contra qualquer suplemento ou produto natural, qualquer restrição alimentar…! É a favor de regras alimentares, de incutir hábitos saudáveis, horários e ensinar a fazer escolhas. Voltou a falar-me do mito que existe à volta dos HC…da ideia errada que algumas pessoas têm que não devemos comer HC apartir das 18h ou que à noite basta 1 sopa! A verdade é que o meu plano inicial que me levou a perder 20kg era super normal…tão normal que muita gente pensa que estou a esconder alguma coisa, que estou a mentir!
Tal como ela, eu sinto-me frustrada muitas vezes por não conseguir transmitir esta ideia a algumas pessoas. Vejo amigas minhas comer apenas sopa o dia inteiro e sentem-se tristes por não perder peso…perguntam-me o que eu fiz e respondem “eu como ainda menos, como não emagreço?” pois…porque comem menos…precisamente!

Na minha 1ª consulta ela disse-me que era tão grave comer a mais como a menos em relação ao plano…e tem toda a razão! A “fórmula” dela é infalível…e tão simples que eu percebo que custe a acreditar!



A verdade é que ainda bem que voltei…fez-me bem conversar com ela, não vos vou massacrar com este assunto mais tempo… o importante é que durante um mês eu comi melhor, mais quantidade, mais açúcar e mais gordura. Abusei sem tanta culpa, fui uma pessoa normal…nos fins-de-semana comi à vontade, continuei com a minha alimentação saudável claro, mas não estive obcecada ao mesmo nível!
  • Peso: 52.8kg (no final do dia vestida) MESMO PESO
  • Peito: 82cm (-3cm) WHAT??
  • Cintura acima do umbigo: 64cm (- 2cm)
  • Cintura abaixo umbigo: 67cm (-3cm) (estava inchada naquele dia e ontem até achei que também estava)
  • Anca: 88cm (+2cm)

Ou seja, o peso exactamente igual…aliás, foi cómico porque pesei-me e dava 53.2kg…fui ao wc porque estava aflita e pesei-me e lá veio o 52.8kg, igualzinho!
Perdi 3cm no peito…não percebo bem mas ela disse que podia ser dos treinos. Na barriga já esperava, andava inchada na altura, como se recorda.
Nas pernas, ganhei 2cm…eu bem vos digo, ando a treinar as pernas e noto mesmo o músculo…estão completamente diferentes!
A massa gorda aumentou 3%! E estou quase num valor saudável! E sinto-me bem assim.

Hesitei muito em escrever tudo isto, não quero que ninguém interprete mal ou tente chegar às mesmas medidas …não quero que ninguém se sinta gordo ou magro ao ler isto.
Quero que pensem que não foi por eu abusar (e acreditem, foi tudo mesmo…pizzas, chocolate, queijo…vinho) que aumentei de peso! Comi normalmente, fiz ginásio…fiz abusos…e mantive o peso! Perdi volume até.

Sejam Felizes :) a alimentação saudável não pode ser uma obsessão! O importante é sentirmo-nos bem, conviver com os amigos e a família sem pensar em comida, fazer desporto porque isso é importante para o nosso corpo…mas sem extremismos!
O meu objectivo agora é esquecer o peso, ainda bem que estou no Desafio das Gaijas Bouas…quero mesmo tentar aumentar um pouco o peso porque sei que peso 52kg e não me importo de ganhar algum peso em massa magra… quero comer normalmente, sem culpas.
E pronto, fico por aqui que isto é uma seca :)

Obrigada a todos…ajudam-me muito!



25 comentários:

  1. Concordo contigo! temos que pensar em ser felizes e não chegarmos a extremismos.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo teu testemunho tralhas:) É bom ter bons exemplos como tu e a tua nutricionista tem toda a razão, eu tbm quero atingir os meus objectivos de forma saudável:)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. O meio termo é sempre a melhor opção, nem a mais, nem a menos!
    Eu nem à um mês comecei a fazer uma alimentação mais equilibrada e apesar de na balança ainda não ver resultados noto que estou menos inchada! A verdade é que pensei que fosse custar mais, óbvio que há dias mais difíceis!

    ResponderEliminar
  4. Seca nada, grande, grande post! Abordas um assunto extremamente importante que é "comer a menos"... Só resulta em cravings, excessos, metabolismo lento e a consequência disto tudo: aumento de peso.
    Quanto aos carbs à noite, eu que sou "carbofóbica" assumida, frequentemente os consumo no jantar! É o todo que importa, é sempre o todo, nunca um ou outro truque particular! :)
    Adorei o post, espero que dês muitas mais "secas"!!! hehehe

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É isso mesmo!!! Sem entrar em extremismos é a chave para tudo! Eu também tenho "medo" de ficar agarrada aos n.ºs, mas não sei se é da ginástica, se é do ansiolítico, ando tão tranquila estes últimos tempos, que não estou nem aí. Já me sinto muito melhor com o meu corpo (só tenho pena da ação da gravidade, principamente na "papada", pois fiquei com umas ruguitas feias...snif, mas já ando a pôr uns cremitos que espero que ajudem). Mas tb não são as rugas que me assustam. Susto apanhei eu com o tal ataque de ansiedade. Sustos tb fazem bem. Repensei em muitas coisas, e agora estou mais otimista e feliz por ter encontrado um caminho melhor. E em todos os caminhos que seguimos há sempre surpresas boas, obstáculos, sol lá em cima...o importante é nos mantermos focados no percurso, e tudo vai correr bem. Não te conheço, mas és uma moça cheia de força, e aprecio bastante isso nas pessoas. (e estou a ver que os doces no pão devem ser mesmo bons, eheh). Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por tudo isso e sobretudo por trasnmitires a ideia principal:
    cuidar de nós, fazer um regime orientado (de preferência por um profissional) e adequado ao nosso corpo, necessidades e estrutura e conseguir ir comendo um pouco de tudo.
    beijocas linda, cada vez mais linda

    ResponderEliminar
  7. Fico feliz que tenhas conseguido perder tanto peso! És uma inspiração :)
    mas é verdade quando se começa a comer melhor e a perder peso parece que é um vício e não sabemos muito bem quando parar, eu ás vezes também emagreço demais e depois volto a engordar um bocadinho mais do que queria e assim sucessivamente, enfim como em tudo o difícil é encontrar o equilíbrio!
    Bj S

    ResponderEliminar
  8. foste muito esclarecedora em diversos pontos. acho muito importante a mensagem que passas porque ainda existe muitos mitos em torno da perda de peso.

    beijinhos e bom fds*

    ResponderEliminar
  9. Nao foi seca o teu post. Aliás disseste tudo o que eu estava a precisar de ouvir porque eu tambem me sinto a entrar pela via da obsessao. Tens toda a razao no que dizes e vou tentar pensar como tu que é sem duvida a maneira mais correta. Beijo

    ResponderEliminar
  10. O segredo para um peso saudável é ter uma alimentação saudável que se consiga manter toda a vida... Com abusos incluídos esporadicamente! Os HC têm um papel muito importante e é mesmo um grande erro retira-los da alimentação, seja sempre ou apenas à noite! Não são os HC que engordam! Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  11. exatamente!
    acho que tens toda a razão e obrigada por partilhares a tua história connosco, adoro ler-te, querida.
    parabéns pelas tuas conquistas e pelo teu sucesso.
    beijocas*

    ResponderEliminar
  12. O importante é sentirmos bem connosco próprias, agora nas festas aproveita para abusar um pouco.:)

    ResponderEliminar
  13. Também sou da mesma opinião, o importanto é sentirmo-nos bem connosco mas claro sem descurar a saúde!
    gostei do blog, vou seguir :)
    *********
    HF

    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Concordo mesmo com o que disseste. Eu só gostava de chegar ao equilibrio e não comer nem demais nem de menos e não viver obcecada com a comida. Apesar de achar que já estou bem melhor nesse aspecto, ainda me faltam alguns passos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu conheço muitas pessoas que têm BF baixissimo, e costuma alertar sobre os riscos.
    A tua nutricionista é mesmo uma boa profissional.
    Adorei a tua mensagem Tralhas, gosto muito de te ler :)
    Espero que continues no bom caminho, a seu tempo chegas onde queres :)
    Beijos querida
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  16. Olá :D
    Tens toda a razão. Depois de perder peso vivi demasiado tempo com a obsessão da comida, o que me fazia mal ou não, agora já não sou assim :D
    Acho que temos que fazer das tuas palavras e do teu exemplo, um exemplo a seguir :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. o último parágrafo disse tudo :) bom fim de semana *

    ResponderEliminar
  18. Antes de mais muitos parabéns pelo caminho que percorreste e pela forma como conseguiste alcançar o teu objectivo! :)
    Tens toda a razão no que disseste... Quando uma pessoa começa um regime de emagrecimento a sério corre sérios riscos de começar a viver uma obsessão. É muito perigoso, é doentio, segue-se a falta de concentração, a tristeza, depressão.. a que aliás, uma dieta muito pobre em HC só ajuda. Os HC são mesmo muito importantes, principalmente para quem pratica exercício, que se não consumir HC suficientes vai começar a consumir o próprio musculo como fonte energética. Dietas com baixos índices de HC têm fama de funcionar e ser mais rápidas porque muito do peso que se perde é em músculo e água! Nada bom, portanto.
    Beijinhos e Parabéns!
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  19. Admiro as pessoas como tu, cheias de garra.

    ResponderEliminar
  20. Muito bem, óptimas medidas e peso saudável! Agora é relaxar ;)
    Eu como que me farto, só evito coisas que me façam mal, com muitos aditivos, bolos de pastelaria, carne... de resto, é comer e trabalhar!
    Beijinhos, bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  21. A tua nutricionista é fantástica! Tal como este post... adorei!

    ResponderEliminar
  22. Acho que a mensagem chave é: CUIDAR BEM DE NÓS!

    ResponderEliminar
  23. Agora já sabes, comer de tudo :D

    Continua querida!

    ResponderEliminar